Vasco faz promoção, chega a 150 mil sócios e assume liderança de ranking

Se dentro de campo o Flamengo vem sendo a sensação nos últimos meses, fora dele outro clube carioca se transformou em fenômeno nos últimos dias. Grande rival rubro-negro, o Vasco fez uma audaciosa campanha para aumentar seu quadro social e, em pouco mais de uma semana, quadruplicou seu número de sócios-torcedores. Terça-feira, o time ultrapassou a marca de 150 mil associados e, após sair do oitavo lugar entre todos os clubes do País, disparou na liderança.

O número surpreendente de adesões terá um impacto imediato nas finanças do clube. “Antes da promoção arrecadávamos R$ 1,3 milhão (por mês) com os sócios. Agora, já duplicamos esse valor. Estamos correndo atrás para triplicar essa arrecadação até domingo”, disse Eduardo Sá, diretor do programa de sócios do Vasco, ao Estado.

Eduardo Sá, diretor do programa de sócios do Vasco.
Eduardo Sá, diretor do programa de sócios do Vasco.

O montante arrecadado não acompanha proporcionalmente o aumento de associados porque o valor cobrado agora é 50% do valor normal. E é justamente aí que mora um dos segredos do boom de associados: o Vasco aproveitou a semana da Black Friday para lançar sua campanha de novas adesões. “Havia uma discussão no clube sobre dar descontos diferentes para as mais variadas modalidades, mas decidimos dar um desconto igual para a comunicação com a torcida ser direta. Deu muito certo”, vibra Sá.

O dinheiro extra entrando nos combalidos cofres vascaínos, claro, chega em boa hora, mas o executivo exalta outros pontos dessa disparada. “Liderar ranking, qualquer que seja, é importante. Mas o mais importante é que o torcedor passou a sentir que pode participar ativamente da vida do clube e relembrar o orgulho de ser vascaíno. E serve também para mostrar para o mercado o potencial de mobilização e a força da torcida e da marca do Clube de Regatas Vasco da Gama.”

A mobilização da torcida, de fato, surpreendeu. O Vasco faz uma campanha apenas mediana no Brasileiro, e a promoção veio restando apenas dois jogos do time em casa antes do fim da temporada. Assim, o novo sócio praticamente só poderá se beneficiar do acesso facilitado aos jogos em fevereiro, quando começar o Campeonato Carioca.

Apesar disso, no clube ninguém tem o receio que, após a explosão de novos associados, o fenômeno se reverta logo ali adiante. Isso porque a promoção prevê um período mínimo de seis meses de permanência como sócio do clube, o que garantirá um aporte de recursos justamente no período de menor fluxo de caixa.

Ranking

Até a semana passada, o Vasco somava pouco mais de 33 mil associados e aparecia na oitava posição no ranking de clubes, segundo um levantamento elaborado pelo Globoesporte.com no fim de outubro. A relação não considera o Palmeiras, que não revela números, mas a estimativa é que o clube paulista tenha cerca de 60 mil sócios torcedores.

Desde terça-feira, o clube carioca registra 150 mil associados, dez mil a mais do que o Flamengo, que até então liderava o ranking. O Internacional, de Porto Alegre, aparece em terceiro, com 126 mil.

  1. Vasco – 150 mil
  2. Flamengo – 139,7 mil
  3. Internacional – 126,4 mil
  4. Atlético-MG – 110 mil
  5. Grêmio – 91 mil
  6. Corinthians – 81 mil
  7. Bahia – 44 mil
  8. Sport – 38 mil
  9. São Paulo – 31,1 mil
  10. Santos – 30 mi