Secretaria de Estado da Mulher promove palestra sobre desconstrução do racismo para os servidores
Por Rosely Cabral
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou, por meio da Divisão de Diversidade Étnico Racial, duas palestras abordando o tema desconstrução do racismo para os servidores, enfatizando a importância de reconhecer e combater o racismo estrutural. O evento ocorreu nesta terça-feira, 26, no auditório da sede, em Rio Branco.
As duas palestras ofertadas para os servidores foram: “Desconstruindo o racismo para uma convivência e melhoria do atendimento” e “Linguagens racistas, impactos psicossociais e as leis que auxiliam as vítimas de racismo”, com o intuito de conscientizar, identificar e enfrentar o racismo nos espaços públicos.
“A palestra foi muito importante para a formação dos servidores que atendem diretamente o público, ou seja, objetivou trabalhar a questão racial para combater o racismo. As falas feitas foram muito importantes para o debate”, enfatizou a palestrante e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Mary Barbosa.
A palestra contou com debates e vivências reais dos servidores, além de dinâmicas para o melhor entendimento do assunto apresentado. “Trazer essa temática para Secretaria [da Mulher], para conscientizar os servidores é de suma importância para trabalharmos a desconstrução do racismo institucional, que acontece em muitas instituições. Trabalhando e debatendo essa questão, conseguimos desconstruir o racismo em vários ambientes. É uma campanha que será levada para todas as instituições”, destacou a chefe da Divisão de Diversidade Étnico Racial da Semulher, Silvania Oliveira.
A palestra é uma iniciativa de combate ao racismo que se estenderá em todos os espaços institucionais do governo do Acre, pela Lei Ordinária nº 4328, aprovada pelo governador Gladson Cameli, que implementa a qualificação dos gestores estaduais, por meio de letramento para a conscientização na promoção da igualdade racial, de gênero e diversidade.
Visualizações: 37