Governo do Acre pleiteia recursos no Ministério da Educação para realizar atendimentos no estado por meio do programa Mulheres Mil


O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está pleiteando R$ 2 milhões junto ao Ministério da Educação para atender, em 2025, a mil mulheres de 11 municípios acreanos por meio do programa Mulheres Mil.

O Mulheres Mil oferece cursos nas áreas de educação e de empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social e é realizado pelo governo do Estado, por meio do Ieptec, em parceria com o MEC.

No evento, em Brasília, integrantes do Ieptec apresentaram projeto para atender a mil mulheres de 11 municípios do Acre. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

O projeto, pleiteando os recursos para os mil atendimentos no estado, foi apresentado por integrantes do referido instituto durante curso de capacitação sobre o programa, realizado naquele ministério desde a segunda-feira, 7, até esta sexta-feira, 11, em Brasília. O evento contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. participou do encerramento do encontro do Mulheres Mil, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Acreditamos que teremos as mil vagas, então saio daqui muito satisfeita, acreditando que o nosso objetivo foi alcançado”, afirmou a diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, que participou da capacitação. A expectativa é de que a liberação dos recursos ocorra em breve.

A diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima, acredita que as mil vagas serão garantidas e que os recursos logo serão liberados. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Segundo Mara, neste ano serão atendidas mulheres dos seguintes municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Bujari, Brasileia, Plácido de Castro, Xapuri, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Capixaba. “É a continuidade do trabalho já realizado nos outros municípios, além da capital e de Cruzeiro”,  explicou Mara Lima.

O público

De acordo com a coordenadora-geral do Bolsa Formação do Ieptec, Kattiuscia de Souza Fernandes – que fez uma breve apresentação do projeto no encerramento da capacitação -, estão entre o público-alvo do curso em 2025 mulheres negras, ribeirinhas, indígenas e agricultoras.

A coordenadora do Bolsa Formação do Ieptec, Kattiuscia Fernandes, apresentou um resumo do projeto do Acre na solenidade de encerramento do encontro. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Nós faremos o monitoramento dessas ações para garantir que 85% dessas mulheres sejam certificadas até dezembro de 2025”, disse, explicando que entre janeiro e dezembro de 2026 ocorrerá o acompanhamento das atividades dessas mulheres.

Os cursos

Os cursos são oferecidos conforme o interesse das participantes, dentro do portfólio oferecido pelo Ieptec. Segundo a diretora Mara Lima, atualmente a maior demanda é por cursos que gerem renda própria como cabeleireira, costureira e na área de gastronomia, especialmente de pães, doces e confeitaria. “Tudo com reforço no empreendedorismo, para que elas sejam capazes de gerar o seu próprio negócio”.

Coordenadora ajunta do Bolsa Formação, Mara Andrade (de azul), ressaltou que a capacitação potencializará o atendimento às participantes do Mulheres Mil no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Para a coordenadora adjunta do Bolsa Formação daquele instituto, que também participou da capacitação, “o treinamento reforçou o sentido do programa e potencializará o atendimento às mulheres participantes da iniciativa no estado”.

Aldenisa Rosseto (de verde, à esquerda), também participou do evento em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Também estava participando do evento a coordenadora do programa Mulheres Mil pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), Aldenisa Rossetto, que também apresentou projeto para atendimento a mulheres no estado.

The post Governo do Acre pleiteia recursos no Ministério da Educação para realizar atendimentos no estado por meio do programa Mulheres Mil appeared first on Noticias do Acre.



Source link