Enfim, Rio Acre dá sinal de vazante na fronteira com a Bolívia e afetados esperam o retorno para suas casas
Por Alexandre Lima
Após quase uma semana, contando a partir da sexta-feira passada, dia 23, o rio acre que passou do nível de 2015 – que era de 15,55cm, e agora registra uma nova cheia histórica neste ano de 2024, chegando na marca de 15,58cm.
Em 2012 após a cheia de 1978 – 34 anos depois, foi registrado a cota de 14,55cm. Três anos depois – em 2015, o rio chegou no nível de 15,55cm e longos 8 anos, acreditando que não aconteceria tão cedo, em 2023 mais uma cheia surpreende em pleno mês de março, chegando a medir 13,62cm.
Depois de muito cogitar e conversas em redes sociais, o nível deu sinais de vazante na tarde desta quarta-feira, dia 28, quase seis dias de agonia para 13.120 pessoas, entre adultos, crianças, crianças, indígenas, idosos e portadores de alguma deficiência, devidamente cadastrados na Defesa Civil de Brasiléia, que estão alojados em 14 abrigos.
10 equipes evolvendo; Bombeiros, Defesa Civil, Civis, Polícia Militar e Civil, ISE, Exército Brasileiro, PF e Força Nacional, formaram um efetivo quase 500 pessoas que trabalharam diariamente para ajudar os desabrigados pelas águas do rio.
Da mesma forma, homens que cuidam da rede elétrica trabalharam em escala de plantão para desligar várias redes, afim de evitar tragédias envolvendo energia, médicos, enfermeiros, cozinheiros e também, por parte do Ministério Público e Judiciário.
Em Epitaciolândia, os bairros Satel, Beira Rio e José Hassem, foram os mais afetados. Segundo a assessoria da Prefeitura, 400 famílias: cerca 1600 pessoas, foram desalojadas e levadas para quatro abrigos, fora os que foram para casa de parentes e não foram cadastradas.
Nos abrigos, estão sendo disponibilizados três refeições diariamente, além de alimentação diferenciada para crianças e idosos, onde contam com o apoio de médicos, enfermeiros e segurança.
As prefeituras estão tendo apoios de empresas particulares que estão doando material de limpeza que serão distribuídas quando as famílias retornarem para suas casas e fazer limpeza.
As 18h00, foi divulgado o card informando que o rio Acre marcava 15,50cm.