Divisão Penitenciária de Operações Especiais celebra 8 anos com corrida e aproximação da comunidade


Em comemoração ao 8º aniversário da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) da Polícia Penal, foi realizada a 4ª edição da corrida do DPOE, neste domingo, 12. Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), agentes da Polícia Penal, demais forças de segurança e a comunidade se reuniram para celebrar o momento. A corrida, que teve sua largada no Centro Integrado de Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps), contou com dois percursos, de 5 km e 10 km, e 370 inscritos. O evento foi realizado com o apoio do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Acre Running.

DPOE comemora 8º aniversário com corrida de dois percursos. Foto: Antonio Moura/Iapen

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, reiterou a importância da participação da comunidade como forma de aproximação da Polícia Penal com a população: “É uma satisfação abrir e compartilhar esse momento com a comunidade nessa corrida com os percursos de 10 e 5 quilômetros”.

Durante a corrida, DPOE fez exposição de equipamentos usados pela divisão. Foto: Arquivo Iapen

O coordenador do DPOE, João Paulo Mendes, parabenizou a divisão e todos os seus integrantes. Ele ressaltou que, além de promover o esporte, o evento buscou mostrar o trabalho da divisão com uma exposição em um mini estande: “Estamos também com um mini estande para apresentar um pouco do trabalho do DPOE, do que é a divisão e de como ela trabalha dentro dos presídios”.

Luciana dos Santos, primeira mulher a completar os 10 km na 4ª edição da corrida do DPOE. Foto: Antonio Moura/Iapen

Luciana dos Santos, primeira mulher a completar o percurso de 10 km, expressou sua felicidade com o primeiro lugar no pódio. Ela contou como começou a correr há cinco anos e falou sobre a mudança de vida proporcionada pela corrida: “A corrida mudou a minha vida, porque antes eu era uma pessoa sedentária. Com a corrida, cheguei a emagrecer 17 quilos. Acho que tem mais ou menos cinco anos que eu venho correndo e, desde que comecei, nunca mais parei”.

Valter Oliveira, primeiro homem a completar os 10 km na 4ª edição da corrida do DPOE. Foto: Antonio Moura/Iapen

Valter Oliveira, policial militar e o primeiro homem a finalizar o percurso de 10 km, comentou sobre as dificuldades do trajeto. Corredor há quatro anos, ele declarou: “Estou muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. É um percurso desafiador, cheio de ladeiras. Mas conseguimos o primeiro lugar, graças a Deus”.

O DPOE foi criado em 2017 para reforçar a segurança das penitenciárias do estado.

Visualizações: 20



Source link