Com grande colheita neste ano, bolivianos poderão comprar maior parte da produção de melancia na fronteira
Por wesley cardoso
Suculenta, saborosa e refrescante, uma fruta que é muito comum nessas épocas em todo o estado do Acre, porém em Epitaciolândia a fartura este ano tem chamado a atenção, são milhares de unidade da fruta exposta em esquinas, praças e feiras, uma riqueza nutricional que garante também a sobrevivência de pequenos produtores rurais que vivem da agricultura familiar.
A pouco mais de uma década atrás so cultivava a melancia nas praias dos rios, mais agora cada vez mais cresce o cultivo em terras mecanizadas, isso aumenta em grande escala a produção e a oferta, com isso o preço também cai, mas mesmo assim ainda garante uma lucratividade satisfatória aos agricultores.
Segundo o comerciante de frutas Selisvan que atua na praça Brasil Bolívia, toda essa carga de melancia veio apenas de um produtor, em uma breve estimativa segundo ele deve colher mais de 2 mil unidades da fruta.
Um do grande mercado consumidor está do lado boliviano, é comum ver os patrícios comprando grandes lotes não só de melancia, más de toda a produção familiar que vai de vegetais e pequenos animais como aves, peixes e suínos da região.
Qual são os benefícios da melancia?
Essas são características que fazem da fruta uma das melhores opções para quem está de dieta. Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.
A composição das melancias varia naturalmente, dependendo tanto da variedade e das condições ambientais (solo, clima) como da técnica de cultivo (fertilização, pesticida).
Dados por porção comestível de 100 g:[6]