Celulares irregulares serão bloqueados a partir deste sábado no Acre e outros nove estados
As operadoras de telefonia vão começar a bloquear celulares piratas em dez estados, incluindo o Acre, a partir deste sábado (8).
De acordo com a agência reguladora, a medida visa combater o uso de celulares falsificados ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.
O IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) é o número de identificação do celular. É um código composto por 15 números que permite identificar a marca e modelo do aparelho.
Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa do aparelho, o celular é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
A nova regra não vale para os celulares habilitados antes do dia 23 de setembro, mesmo os irregulares, que só serão bloqueados se o dono tentar trocar o número do aparelho.
A partir de 7 de janeiro de 2019, a agência começa a última fase do programa. As mensagens de bloqueio de celulares irregulares serão enviadas para todos os estados ainda não atendidos. Os aparelhos passarão a ser bloqueados em março.
Com informações do Jornal Nacional