Acre contabiliza mais de 10 mil novos casos de Covid em menos de 20 dias, aponta boletim
O boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) trouxe, nesta terça-feira (19), 1.238 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença. Em apenas 19 dias do mês de julho já são 10.433 infectados. Esse é o maior número de casos registrados do mês até agora.
Desde junho que o estado registra aumento no número de infectados. Desde o início da pandeia já são 136. 628 infectados em todo o estado.
A quantidade de exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) é 6.
O estado tem cinco pessoas internadas nos hospitais de referência, das quais cinco estão com resultado positivo para o novo coronavírus.
Após o aumento expressivo no número de casos, o governo determinou que a UPA do 2º Distrito de Rio Branco tornou-se referência para casos de Covid e Síndromes Respiratórias Agudas Graves.
Quarta onda
Os especialistas já falam em quarta onda da doença. Inclusive, em reunião, na última quarta (6), o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 definiu a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Acre, mas o governo do estado ainda não publicou nenhum decreto cumprindo a recomendação.
Além da pauta relacionada ao aumento expressivo no número de novos casos de Covid no estado, o Comitê também decidiu o retorno do uso de máscaras devido o aparecimento de casos de síndromes respiratórias, infecções hospitalares e monkeypox (varíola dos macacos), que também vão entrar na pauta de reuniões, a serem realizadas todas às quartas-feiras.
No final de junho, a Urap Maria Barroso, no Bairro Sobral, voltou a ser a unidade de referência para atendimentos específicos para estes casos. A determinação foi da Secretaria Municipal de Saúde e, com isso, foi estendido a atendimento que passa a ser de segunda a sábado, no período de 7h às 18h.
Recomendação para a Expoacre e Expojuruá
O Comitê de Acompanhamento Especial da covid-19 no estado definiu, em reunião extraordinária realizada nesta sexta (8), as medidas de prevenção que devem ser adotadas durante a Expoacre, Expojuruá, e no âmbito das escolas da rede estadual de educação.
A reunião contou com representantes da coordenação da Expoacre 2022, Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) e representantes do Conselho Estadual de Educação.
Gripe X Covid
A infectologista Cirley Lobato diz que nesse período no Acre outro problema é que os sintomas da Covid acabam se confundindo com os de gripe, que é sazonal, com a chegada do período de seca, aumento das queimadas e, com isso, de doenças respiratórias.
“Uma coisa interessante é que não sabemos quem vai evoluir para um quadro grave, sabemos que a vacina mudou a história natural da Covid, então, os quadros estão sendo mais leves, como sintomas gripais mesmo. A questão é se você tem o vírus e não toma estas medidas de proteção, mais pessoas vão ser contaminadas e se têm mais pessoas contaminadas, aumenta a probabilidade de casos graves”, explica.