25 Anos de Proerd: Um legado de fazer segurança pública por meio da prevenção e educação

Há 25 anos, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve início na Polícia Militar do Acre (PMAC), e desde então vem marcando uma diferença significativa na vida de gerações de crianças, adolescentes e pais. Na sexta-feira, 28, foi realizada uma formatura para celebrar esta importante data, com a presença de mil formandos de escolas da rede pública de ensino, o evento aconteceu nas instalações da Igreja Batista do Bosque.

Criado com o intuito de atuar na prevenção e coibir o envolvimento de crianças e adolescentes com drogas e violência, o Proerd é um exemplo notável de como a atuação preventiva pode moldar positivamente o futuro das pessoas e a atuação junto as comunidades escolares são o grande alvo para o sucesso consolidado.

A atuação do policial militar junto aos estudantes não se limita a informar sobre os perigos das drogas; ele constrói relações de confiança entre os alunos e os policiais militares, esse contato próximo não apenas educa, mas também inspira as crianças e adolescentes a fazerem escolhas conscientes e saudáveis, fortalecendo sua mentalidade e auxiliando na construindo um cidadão de bem.

Para a senhora Renata Ribeiro, mãe de aluno Proerd o programa foi muito importante para seus filhos. “O que está em nosso alcance nós fazemos e é muito importante essa parceria com os pais, escola e polícia através do Proerd, é meu segundo filho que faz o Proerd meu filho de 10 anos passou agora e tenho mais um filho de 20 anos que também fez o programa e foi maravilhoso, nunca teve envolvimento com drogas ou criminalidade”, disse.

O secretário adjunto de educação e esporte, Reginaldo Prates, reafirmou a parceria. “Esses policiais militares se empenham para levar essa mensagem e conscientização para as crianças, o Proerd ensina a dizer não as drogas e combate a violência, estamos sempre a disposição para continuar trabalhando juntos pelo bem de nossa sociedade “, pontuou.

O comandante-geral da PMAC, Coronel Luciano Dias, enalteceu o Proerd. “É um dia importante, a formatura do Proerd é uma vacina, é o que costumo dizer. É uma vacina contra o crime, contra a violência é o momento onde as crianças aprendem a dizer não aos malefícios das drogas a evitarem a violência, o programa é relevante desempenha um papel formidável, que é de ajudar a formar adultos saudáveis e cidadãos de caráter”, finalizou.